Adobe lança programa de treinamento massivo para combater a lacuna de habilidades digitais

Nossas vidas estão sendo cada vez mais definidas por conteúdo e experiências digitais. Isso é ainda mais verdadeiro para a geração mais jovem, cujo mundo gira em torno do TikTok, Instagram, Snapchat e outras plataformas de mídia social — seja trabalho, vida ou diversão. Isso resultou em uma “economia do criador” de US$ 250 bilhões em rápido crescimento.

Para ter sucesso nesta economia, os jovens precisarão de habilidades digitais avançadas, que o Fórum Econômico Mundial diz que estão seriamente ausentes no sistema educacional convencional de hoje. Para resolver isso, a empresa de soluções de conteúdo digital Adobe está lançando um ambicioso programa de treinamento de US$ 100 milhões, ajudando 30 milhões de alunos. O programa começa este mês, e as taxas do curso são tão baixas quanto US$ 49.

Geração Z – A geração TikTok, Instagram e Snapchat
Não seria errado dizer que a vida da Geração Z — as pessoas no final da adolescência e no início dos 20 anos — gira em torno de um punhado de plataformas de mídia social. Quase todos os aspectos de sua vida, do que vestem ao que compram, comem, pensam e gostam, são influenciados pelas tendências nessas plataformas. De acordo com estudos, 72% da Geração Z e da geração Y seguem influências nas mídias sociais. Cinquenta por cento da geração Y  confia em recomendações de produtos de influenciadores, o que é comparativamente maior do que celebridades (39%).

Isso não passou despercebido pelos profissionais de marketing — um em cada quatro profissionais de marketing (ou empresas) alavanca o marketing de influência, e 89% dos profissionais de marketing  que atualmente se envolvem com o marketing de influência indicaram em 2023 que aumentariam ou manteriam seu investimento. Não é de se espantar que a economia do criador esteja crescendo rapidamente e deve atingir US$ 480 milhões até 2027 , de acordo com o Goldman Sachs.

Sem dúvida, essa grande economia criará oportunidades de emprego significativas nos próximos anos, tanto em grandes corporações quanto em pequenas e médias empresas. Além disso, como essa indústria é muito propícia para empreendedores, ela impulsionará ainda mais o espírito empreendedor.

A significativa lacuna de competências digitais – conclusões do Fórum Económico Mundial
Com o crescimento da economia criadora, a transformação digital e a integração da IA ​​em todos os aspectos da atividade humana, as habilidades digitais serão as necessidades básicas da força de trabalho moderna. De acordo com o Fórum Econômico Mundial , até 2027, o pensamento criativo, a IA e as habilidades de big data estarão entre as mais procuradas.

No entanto, muitas habilidades criativas e digitais essenciais que as crianças de hoje precisam para ter sucesso não estão sendo ensinadas nas escolas. Essa lacuna educacional deixa a próxima geração mal equipada e despreparada para as demandas dos empregos futuros. O mesmo relatório do Fórum Econômico Mundial prevê que seis em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade dos trabalhadores tem acesso a oportunidades de treinamento adequadas hoje.

Aqui em casa, a National Skills Coalition (NSC) relatou que, embora 92% dos empregos nos EUA exijam habilidades digitais, um terço dos trabalhadores tem essas habilidades baixas ou nenhuma devido ao subinvestimento histórico e às desigualdades estruturais. A lacuna é ainda maior para comunidades desprivilegiadas. No país, os jovens negros têm três vezes mais probabilidade do que os jovens brancos de ter habilidades digitais independentes limitadas ou nenhuma, e os jovens hispânicos têm quase o dobro de probabilidade.

Iniciativa global da Adobe para desenvolver a alfabetização digital para os jovens
Durante sua conferência anual de criatividade, a Adobe anunciou uma nova iniciativa global para preencher a gritante lacuna de habilidades digitais para jovens em todo o mundo. Os detalhes divulgados durante o anúncio indicam que é um plano ousado, abrangente e de longo prazo.

Para começar, este ano a Adobe está se comprometendo com US$ 100 milhões por meio de doações, bolsas de estudo, acesso a produtos e parcerias, com investimentos adicionais chegando no futuro. A Adobe tem como meta treinar 30 milhões de alunos até 2030, e o programa é para alunos de todas as idades — até mesmo os professores. Isso será oferecido por meio de escolas, faculdades, universidades e instituições educacionais alternativas. E vem com uma certificação Adobe, que pode ser um trunfo significativo para os alunos ao se candidatarem a empregos.

Os currículos pretendem ser muito amplos, e não se trata apenas de treinamento de produtos da Adobe. Incluirá conteúdo de mídia social, desenvolvimento de conteúdo multimídia, marketing de conteúdo, publicidade de conteúdo multicanal, criação de conteúdo de IA generativa, IA responsável e ética e muito mais. “A ascensão da economia criadora e as tecnologias de IA inovadoras desencadearam uma onda de novas oportunidades em todos os setores”, disse Stacy Martinet, vice-presidente de estratégia de marketing e comunicações da Adobe. “Queremos garantir que a IA elimine a exclusão digital, não a amplie.”

Para abordar a lacuna ainda maior de habilidades digitais em comunidades carentes, a Adobe está comprometendo US$ 250.000 em bolsas de estudo durante o primeiro ano do programa. Elas serão distribuídas por meio de organizações sem fins lucrativos.

Os primeiros cursos estarão disponíveis no Coursera este mês . Esses cursos cobrirão certificações de criador de conteúdo e designer gráfico, com cursos adicionais em marketing digital chegando no início de 2025. As taxas dos cursos começam em US$ 49 e vão até US$ 399, dependendo do curso, disponibilidade de bolsas de estudo e outras considerações. Esta será uma excelente oportunidade para todos obterem as habilidades necessárias para se preparar para o futuro digital.

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